A Nossa Guitarra - Henrique Fraga e Marco Matos - Guitarra de Coimbra e Guitarra Clássica - Instrumental - Guitarra Portuguesa - Logotipo Sem Fundo Preto
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Instagram - A Nossa Guitarra
  • YouTube - A Nossa Guitarra

Natural do Porto, nasceu a 13 de julho de 1992.

Iniciou o seu percurso musical, na guitarra clássica, aos 8 anos de idade e aos 10 anos, foi admitido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian para estudar com Graciano Pinto e Carlos Abreu. Terminou o 8º grau de Guitarra Clássica, em 2011, com a classificação máxima.

Posteriormente, licenciou-se em Música (Performance em Guitarra) pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Paulo Vaz de Carvalho, Pedro Rodrigues e, na vertente de música de câmara, com o clarinetista Luís Silva, a pianista Helena Marinho e o compositor António Chagas Rosa. Encontra-se de momento a concluir o Mestrado em Ensino de Música, na mesma instituição.

Foi professor de guitarra e música de câmara no Conservatório de Música e Artes do Dão, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no Conservatório de Música de Coimbra, e no Conservatório de Música da Jobra, entre outros.

Venceu o IV Concurso Nacional de Guitarra “Cidade de Gaia”, foi premiado no 14º Concurso Internacional Sta. Cecília, no Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, em 2011 e ainda, laureado com uma Menção Honrosa com Louvor no “VIII Concurso de Guitarra de S. João da Madeira”.

Apresentou-se a solo ou integrado em grupos de câmara em eventos como o “4º curso dos Encontros de Guitarra de Seia 2010”, a “Semana da Guitarra 2011” (Águeda, Aveiro), o “I Congresso Organológico em Portugal” (Aveiro) e o “Festival de Guitarra de Braga”. Destaca-se a participação no projeto “Musicografias”, em 2014, promovido pela organização Arte no Tempo, onde tocou várias peças do importante compositor vienense Beat Furrer, na presença do mesmo.

Entre 2005 e 2010, foi membro da Orquestra - Tuna da Sociedade Musical de Santa Cecília, de Aveiro e júri convidado do “XIII FESTILHA – Festival de Tunas de Ílhavo”. Ajudou a fundar o grupo Fado Novo, grupo de fados que promoveu o Fado de Lisboa no distrito de Aveiro entre 2016 e 2018. 

Atualmente, colabora como guitarrista no projecto A Nossa Guitarra dedicado ao estudo e divulgação da guitarra de Coimbra, onde integra o projecto de originais de Henrique Fraga,

guitarrista que também acompanha na interpretação da obra da família Paredes.

Tiago Santos - Guitarra Clássica - A Nossa Guitarra